-
Arquitetos: Bohlin Cywinski Jackson
- Área: 16114 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Matthew Millman
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da empresa TEXTSquare procura resolver suas necessidades programáticas em evolução, enquanto antecipa uma futura expansão. A missão da empresa é promover uma cultura corporativa aberta e totalmente transparente, de acordo com as suas raízes de startup. Também, acomodar seu crescimento flexível; e fornecer uma variedade de espaços e instalações para concorrer e reter talentos em um mercado de trabalho altamente competitivo. No total, o projeto abrange mais de 16 mil metros quadrados de espaço útil em quatro pavimentos e tem como objetivo conectar a marca Square, tanto a níveis estéticos e funcionais, destacando os valores centrais da empresa de design moderno e funcional para criar uma experiência refinada e perfeita.
Respondendo tanto à grande escala da planta baixa como à solicitação do cliente para um ambiente de trabalho aberto, o esquema do projeto é organizado utilizando-se uma metáfora urbana. O piso principal do escritório possui as mesmas medidas de uma quadra típica. Pegando sugestões do planejamento urbano, o projeto cria rotas claras de circulação com marcos visuais que quebram a escala deste espaço amplo. Além disso, trazer elementos da cidade para o escritório cria conexões com a cultura e a marca Square, como os seus produtos e serviços privilegiam vendas e comércio no mercado urbano.
Um boulevard central serve como a espinha organizacional para o piso principal de escritório. Forrado com mesas e cabanas comunais, e pontuado por espaços "cívicos", incluindo uma biblioteca, bar café e galeria, o bulevar funciona como eixo principal para colaboração da equipe e interação social. Os departamentos individuais são organizados em vizinhanças menores agrupadas em torno de cubos de vidro transparentes ao longo de cada lado da avenida; salas de conferências e reuniões são organizadas em vitrines simples de vidro que correm todo o comprimento do piso.
O uso de esquadrias do chão ao teto em recintos fechados reforça o desejo do cliente de um ambiente de trabalho aberto e totalmente transparente. A zona perimetral contra as janelas é preenchida com um espaço de estar e mesas comunais que permitem o acesso aberto e democrático à luz natural e vistas. Um nível separado nos andares superiores abriga uma cozinha comercial completa e espaços de jantar, também usado para encontros semanais de toda a empresa. Além disso, dois dos andares superiores da torre são concebidos como áreas flexíveis de formação de equipes, cada uma completa com estações de trabalho, salas de conferência e áreas de estar com vista panorâmica de San Francisco.